CMEIs e escolas municipais: cadastro para matrículas começa na segunda (5)


A Redação

Goiânia – Começa na próxima segunda-feira (5/12) o cadastro antecipado para matrícula para escolas, Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) e Centros de Ensino Infantil (CEIs) de Goiânia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2/12) durante coletiva da Secretaria Municipal de Ensino (SME). Nesta primeira lanço, as famílias incluem as informações das crianças e estudantes no sistema da SME e informam se fazem segmento dos grupos com prioridade de chegada às vagas na Ensino Infantil.

O pregão foi feito pelo titular da pasta, Wellington Bessa que também apresentou o passo a passo para o processo de matrícula. Aliás, apresentou o planejamento para 2023 e falou sobre a conquista do 4º melhor lugar no Índice de Desenvolvimento da Ensino Básica (Ideb), principal indicador que avalia a qualidade da instrução no país. Goiânia ocupava a 10ª posição.

Em 2023 serão disponibilizadas muro de 15 milénio vagas para Ensino Infantil. A Prefeitura pontua que 4.831 são novas vagas criadas pela atual gestão. Para o Ensino Fundamental, que inclui a modalidade de Ensino de Jovens e Adolescentes (EJA), serão disponibilizadas 10.091 vagas. “Entre as ações planejadas para 2023, estão a retomada de 12 obras de CMEIs paralisadas em gestões anteriores, e o início da construção de 20 novos CMEIs, além da implantação de quadras poliesportivas em 11 escolas”, completou o secretário.  

Porquê fazer o cadastro antecipado?

A solicitação de vagas e o processo de matrículas da SME é totalmente on-line. O primeiro passo é preencher o formulário que está disponível no site da Prefeitura de Goiânia, com informações pessoais dos pais e responsáveis, e das crianças. Nesta período, é obrigatório o uso do CPF para preenchimento do cadastro antecipado, que deve sustar telefone para contato, bairro e dados socioeconômicos das famílias.

Durante esta primeira período do cadastro será necessário informar se as crianças estão incluídas nos grupos prioritários da SME Goiânia, que estão divididos, segundo a Portaria número 434, de 26 de outubro de 2021, em “filhos de mães trabalhadoras” e “beneficiários de programas sociais do Governo Federalista”. Em 2023, 50% das vagas serão reservadas para os dois grupos prioritários, e os outros 50% serão destinados para o público em universal.

Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE)

Posteriormente o Cadastro Antecipado, se os interessados em vagas da Ensino Infantil optarem pelo grupo de filhos de mães trabalhadoras, o sistema informará maquinalmente sobre a urgência de validação/confirmação dos dados em uma das cinco Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE). Para que possam ser incluídas neste grupo prioritário, as mães devem provar vínculo formal de trabalho.

Para quem trabalha por regime CLT, é servidor público ou ainda microempreendedor individual também é necessário apresentar documentos que comprovem o trabalho. No caso de trabalhadoras autônomas, é necessário provar a taxa no Regime Universal de Previdência Social. “Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxilio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das CREs, a partir de 05 de dezembro”, explica a pasta.

Confira o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Ensino para confirmação das informações cadastrais em caso de grupos prioritários:

 

– CRE Brasil de Ramos Caiado

Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684 

Endereço: Rua Professor Lázaro Costa, Q.167, Lt.10 – Cidade Jardim

 

– CRE Médio

Telefone: 62 3524-1664 / 1729 / 1730 

Endereço: Rua 243, Q.77, Lts.26-29 – Leste Universitário

 

– CRE Jarbas Jayme

Telefone: 62 3524-1720 / 1722 

Endereço: Rua C-75, QD. APM, Lt. APM  –  Setor Sudoeste

 

– CRE Maria Helena Batista Bretas

Telefone: 62 3524-2490 / 2491

Endereço: Avenida Goiás Setentrião, Q. 68, Lt.01 – Setor Urias Magalhães

 

– CRE Maria Thomé Neto

Telefone: 62 3524-5622 / 2202 / 5636 

Endereço: Rua C-165, Qd.588, Lt. APM – Novidade Suíça

 

Essa postagem foi útil para você?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.