Empresas do APL Provisões e Bebidas VT conhecem as formas de atuação da Finep durante encontro online
Na procura de aproximação com a escritório pública, que responde por financiamentos à inovação, o Intentona Produtivo Lugar Provisões e Bebidas Vale do Taquari promoveu na quinta-feira, (27) uma palestra online com o Gerente da Região Sul da Finep, Bruno Rodrigues Camargo. Ele possui atuação uma vez que exegeta de investimentos de venture capital e de crédito, além de ter escoltado programas de subvenção econômica regional. É graduado em engenharia de produção elétrica pela UFSC, rabino em finanças pela EBAPE-FGV e MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec, com extensão em Empreendedorismo e Inovação na Grenoble École de Management.
O evento foi cândido pela vice-coordenadora do APL, Leonita dos Santos Boufet. Ela ressaltou que a entidade está completando o primeiro ano de atividades, sempre buscando fortalecer o segmento de vitualhas e bebidas. Nesse propósito, o Intentona quer minimizar os problemas comuns entre os associados e uma das frentes é a questão de ter entrada a recursos. “A Finep pode ajudar muito as empresas, mas o que nos falta é conhecimento, precisamos trazer para perto das empresas e fortalecer o nosso vale também. E isso não é só para grandes empresas.”
Setor de vitualhas em destaque na Finep
De conformidade com Bruno, o setor de vitualhas registrou uma demanda grande de base por segmento da FINEP. Em anos anteriores representava 10% da carteira, mas esse ano, supra de 25% dos projetos aprovados são para o setor de vitualhas/agro, mormente em inovação de processos e vegetalidade inovadoras.
Bruno destacou ainda que oriente é o momento ideal para as empresas buscarem base da FINEP. “Em 2022 houve um desenvolvimento no número de editais, com editais abertos com mais de um bilhão de reais para empresas”. Todas as novidades referentes aos editais estão sempre disponíveis nas redes sociais da Finep. Hoje está cândido o edital do programa de base à comercialização de propriedade intelectual.”
A Finep tem mais de 50 anos apoiando o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação em instituições, empresas pequenas, médias e de grande porte, institutos de pesquisa, universidades e startups. As formas são as mais variadas, por meio de recursos não reembolsáveis, financiamento reembolsável, programa de aceleração de startups e investimento em fundos. Hoje tem mais de 30 programas, linhas de créditos ou chamadas públicas.
A região Sul conta com mais de 20 milénio empresas que implementaram inovações, segundo o IBGE e quase três milénio startups e mais de 50 instituições de ciência e tecnologia. A escritório pública oferece linhas de financiamento para desenvolvimento de produtos, processos e inserção no mercado, adoção de tecnologias 4.0 linhas adoção de e de obtenção de equipamentos e componentes nacionais.
Uma vez que é avaliação do projeto
O gerente explicou que o projeto é medido de conformidade com o proporção de inovação, levando em conta a relevância da inovação para o setor econômico. O processo é online, Bruno reforçou que é importante conversar com a equipe da região Sul antes de encaminhar o documento. “Nós estamos à disposição, vamos orientar o que faz mais sentido, levando em conta as necessidades da empresa. A Finep também tem uma parceria com o Sebrae que auxilia na elaboração do projeto de forma gratuita.”
Saiba mais a Finep
Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep é uma escritório pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A entidade é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A regional Sul está sediada em Florianópolis SC, com time de três pessoas. AI/EF