Meu Colega Totoro

O Japão sempre priorizou a arte a cultura através de suas gerações; as animações japonesas sempre são um destaque através dos Animes, mas em peculiar o Studio Gibli faz suas animações uma obra de arte e que não importa o tempo, sempre encanta as pessoas com a sua riqueza de detalhes.

Um exemplo de animação é meu camarada Totoro (Tonari no Totoro) que foi lançado em 1988 e até hoje é uma das animações mais conhecidas no Mundo.

Meu Amigo Totoro

Dirigido por Hayao Miyazaki o filme mostra uma visão mística da cultura japonesa sobre suas divindades Xintoístas, sempre que ver qualquer filme dos Studio Gibli sempre haverá uma referência aos Deuses mesmo que oculto.

O Filme conta a História de duas irmãs Satsuki e Mei que se mudam com o seu Pai Tatsuo para uma moradia em uma dimensão Rústico para permanecer próximo de sua mãe Yasuko que está internada no Hospital.

O filme se passa no Japão Pós-Guerra Rústico em 1952 posteriormente o grande Bombardeio em Hiroshima e Nagasaki; é importante ressaltar esse ponto para citarmos que muitas pessoas ficaram doentes nesse período. Mas o filme não mostra o motivo da doença de Yasuko e sempre fica essa incerteza no ar.

Quando as meninas vão a novidade moradia descobre que ela tem vários espíritos de sujeira (Susuwatari), mas seu pai fala que são amigáveis se não perturba-los, são seres que vivem em casas abandonadas e vão embora quando a moradia é habitada novamente.

Satsuki é a mais velha e a mais responsável, Mei é a mais caçula e muito impulsiva e peralta querendo sempre a atenção da mana.

Mei por ser muito curiosa ela começa a saber o lugar da moradia até encontrar uma indivíduo pegando sementes, ela fica encantada e começa a seguir até descobrir uma pequena clareira.

A clareira vira um labirinto que chega até o refúgio das criaturas, Mei acaba caindo na ventre de um ser gigante que se labareda Tororo, mas ela ainda não entende e começa a chama-lo de Totoro.

Meu Amigo Totoro

Totoro observa a Mei e deixa que ela durma em sua ventre e caba arrumando sua primeira amizade, sua mana percebe o sumiço de Mei e começa a procura-la e a encontra dormindo na clareira.

Toda encantada ela diz sobre seu camarada Totoro, mas sua mana não acredita muito e seu pai fica feliz e a leva até um Templo.

Esse Templo possui uma arvore gigante de Canforeira e Mei percebe que era aonde Totoro dormia, mas não acham a ingressão da arvore, todos agradecem por Totoro cuidar da Mei e pedem proteção para sua família.

Satsuki também deseja saber Totoro, mas ela sabia que não iria eclodir a hora que ela queria, ela pensa isso enquanto estuda e de repente sua mana aparece na escola porque queria permanecer perto da mana.

Chegamos ao ponto mais publicado do filme

O pai de Mei e Satsuki é um professor de Universidade e trabalha muito longe, mas nesse dia começou a choveu bastante e foram até o ponto de Ônibus para que ele não pegasse chuva.

Elas esperaram e seu pai não chegava, quando do zero aparece Totoro com uma folha na cabeça para não se molhar.

Satsuki dá um Guarda-chuva para Totoro e ele fica contente por não permanecer todo molhado e de retribuição dá uma bolsa de sementes para Satsuki.

Totoro está esperando seu transporte (sim os Deuses também possuem transporte) mas é um Gato Ônibus ou Ônibus Gato e o leva.

Meu Amigo Totoro

O Pai das meninas chega logo em seguida e elas contam sobre o Totoro.

Depois dessa cena a amizade entre o Deus da Floresta e as meninas ficou mais possante, mas as coisas não estavam zero muito para a Mãe das meninas.

Mei descobre sobre a saúde de sua mãe e foge para ir até o hospital e acaba se perdendo, mas Satsuki tinha brigado com ela e fica preocupada pelo sumiço de sua mana.

Satsuki pede ajuda a Totoro para descobrir sua mana e ele recorre ao Gato Ônibus para encontrá-la, para alegria de todos ela é encontrada.

O filme termina com o retorno da mãe ao convívio das suas filhas.

Desde o seu lançamento, Meu Colega Totoro foi fortemente elogiado por críticos de diversas nacionalidades, o que fez que o filme também recebesse uma grande quantidade de indicações em premiações. Ele ganhou a categoria de “Melhor Filme” em: Kinema Junpo Awards, Readers’ Choice Award e Mainichi Film Concours.

Mesmo sido lançado na dez de 1980, quando as discussões sobre questões ambientais ainda não tinham tanta força porquê na atualidade, Miyazaki já refletia sobre a relação do varão com a natureza.

Totoro, o espírito da floresta abordado no filme, agradou tanto o público que ele se tornou um grande ícone cultural. Apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheteria logo quando foi lançado, Meu Colega Totoro serviu de influência para grandes cineastas.

Dados Técnicos

  • Direção – Hayao Miyazaki
  • Produção -Toru Hara
  • Roteiro – Hayao Miyazaki
  • Gênero – fantasia
  • Música – Joe Hisaishi
  • Cinematografia – Hisao Shirai
  • Direção de arte – Kazuo Oga
  • Edição – Takeshi Seyama
  • Companhia (s) produtora (s) -Studio Ghibli
  • Distribuição -Toho
  • Lançamento – 16 de abril de 1988
  • Linguagem – nipónico
  • Receita – US$ 45,1 milhões

Para permanecer por dentro de tudo que rola no mundo do cinema, siga o CineVicio nas redes sociais e não perda zero.
Facebook,
Instagram,
Twitter e
Google Notícias.

Essa postagem foi útil para você?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.