Novidade CNH: Confira as principais mudanças do documento – Jornal Contábil
Desde junho deste ano, a CNH (Carteira Vernáculo de Habilitação) vem trazendo inúmeras mudanças, dentre algumas destas, impressa na secção subalterno do documento está uma tábua com as categorias de condutores, representando 13 modalidades de habilitação.
Desse modo, a tábua apresenta códigos porquê A1, B1, C1 e BE, que, por sua vez, são desconhecidos pela maioria dos brasileiros. Quer saber o que estes códigos significam além de estar por dentro das demais alterações presentes na CNH? Continue conosco.
O Contran (Juízo Vernáculo de Trânsito) criou subcategorias para os motoristas, levando em conta o câmbio manual ou automático no caso dos carros, além da cilindrada, no caso das motos. Em suma, estas subcategorias servem unicamente para uma melhor fiscalização da CNH (Carteira Vernáculo de Habilitação) por agentes de trânsito estrangeiros.
Isto porque, o documento, agora, obedece a um padrão internacional, facilitando assim a fiscalização, neste contextura. Demais, cabe ressaltar que as categorias de trânsito no Brasil permanecem sendo 5, identificadas da seguinte maneira: A, B, C, D e E.
Mudanças gerais da CNH
Confira inferior as principais mudanças referentes ao novo protótipo da carteira de motorista:
- O campo de “Assinatura do Portador” agora fica inferior da foto do motorista;
- O documento novo tem um campo para apresentar informações sobre possíveis restrições médicas dos condutores;
- As letras P apresentando permissão para encaminhar, e a letra D apresentando motoristas que já tem a CNH definitiva, foram inclusas no documento;
- O novo protótipo de CNH mostrará se o condutor utiliza a habilitação para treinar atividade remunerada;
- A novidade CNH conta com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), mesmo usado em passaportes
- Informações em inglês e espanhol.
Validade do documento
Por termo, vale lembrar que em seguida a renovação da habilitação, os condutores brasileiros poderão recontar com novos prazos de validade do documento. Em suma, os períodos de renovação variam conforme a filete etária do motorista. Confira:
Filete etária | Validade da CNH |
Até 49 anos | 10 anos |
De 50 a 69 anos | 5 anos |
Supra de 70 anos | 3 anos |