O que é DAS MEI e DASN SIMEI? Veja diferenças

Para quem deseja ingressar no mundo dos negócios e das finanças, é fundamental entender das siglas e palavras que integram o universo do empreendimento. Dentre essas siglas, é verosímil referir o DAS MEI e DASN SIMEI.

Embora sejam termos populares e inclusive semelhantes, é importante referir que eles dizem reverência a guias de arrecadação de impostos que entram em cena em instantes diferentes ao longo do ano fiscal da empresa.

Mas por fim, o que essas siglas significam? Inferior, entenda a diferença, e saiba qual se encaixa melhor no seu negócio.

DAS MEI e DASN SIMEI: o que significam as siglas?

Ems uma, de forma muito simples, as siglas significam o seguinte:

  • DAS MEI é o Documento de Arrecadação do Simples Vernáculo para Microempreendedores Individuais, que precisa ser pago todo mês;
  • DASN SIMEI é a Enunciação Anual de Faturamento do Simples Vernáculo para MEIs (microempreendedores individuais), que precisa ser transmitida para a Receita Federalista uma vez por ano.

A partir disso, é verosímil perceber que o DAS MEI é a arrecadação propriamente dita. Através dessa guia, o microempreendedor realiza o pagamento dos seus impostos em uma única via, todos os meses. Enquanto isso, o DASN SIMEI é um tipo de “acerto de contas” da empresa com a Receita Federalista.

Ao usar o DASN SIMEI, o empreendedor transmite uma enunciação aos órgãos fiscais, que comprova qual foi o faturamento da empresa ao longo daquele ano, muito uma vez que se todas as guias de arrecadação de impostos foram devidamente pagas.

Ele é um tipo de “imposto de renda do MEI”, que precisa ser transmitido uma vez por ano, muito uma vez que o imposto de renda de pessoas dúvidas.

O que é o DAS MEI?

DAS MEI é o Documento de Arrecadação do Simples Vernáculo. A partir dele, o microempreendedor faz o pagamento dos seus impostos de um jeito prático. O pagamento precisa ser feito todos os meses, em uma única guia, com um valor fixo, que é definido conforme a superfície de atuação da empresa.

Sendo assim, ao invés de remunerar tributos em boletos separados, o empreendedor pode realizar um único pagamento por meio do DAS MEI. A guia também é chamada de carnê do MEI, e a cada ano, acontece um reajuste na taxa.

A emissão do DAS MEI é realizada no Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual, no site do Simples Vernáculo. Quando a DAS MEI é paga em dia, o empreendedor evita problemas uma vez que ter o seu CNPJ cancelado, assim uma vez que garante o aproximação a benefícios uma vez que recta à aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e outros.

Uma vez que gerar a guia DAS MEI?

É necessário exprimir a guia pela internet, todos os meses. O passo a passo é simples:

  1. Entre no site do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual;
  2. Em seguida, adicione o CNPJ da sua empresa e toque em Continuar;
  3. Logo em seguida, toque em Enunciar Guia de Pagamento (DAS);
  4. Feito isso, você precisará informar o ano calendário do qual deve fazer o pagamento;
  5. Escolha o campo do mês que quer remunerar, e marque no segundo campo se tiver recebido benefícios naquele mês completo. Feito isso, toque em Apurar/Gerar DAS;
  6. Depois, clique em Imprimir/Visualizar PDF;
  7. Por termo, imprima o boleto ou pague online, no app da sua instituição financeira.

O que é o DASN SIMEI?

O DASN SIMEI é a Enunciação Anual de Faturamento do Simples Vernáculo para MEIs. Sendo assim, é o momento em que o empreendedor precisa declarar os impostos que pagou durante o ano fiscal junto à Receita Federalista.

A enunciação pode ser realizada mesmo que a sua empresa não tenha registrado faturamento durante o ano. Vale ressaltar que, no caso da DASN SIMEI, não existe nenhum dispêndio ou cobrança suplementar no momento da enunciação, já que todo o imposto do ano foi pago mensalmente com a DAS MEI.

Em universal, o período de enunciação da DASN SIMEI ocorre no início do ano, perto das datas de enunciação de Imposto de Renda para pessoas físicas. E as empresas que não efetuam a enunciação, são multadas.

Uma vez que declarar a DASN-SIMEI?

Em suma, essa enunciação é obrigatória, mesmo que a sua empresa não tenha faturado, ou não tenha feito nenhuma operação durante o ano. O processo de enunciação da DASN-MEI pode ser feito no site do Simples Vernáculo, conforme a seguinte orientação:

  1. Informe o seu CNPJ e toque em Continuar;
  2. Depois disso, marque o ano que diz reverência a sua Enunciação;
  3. Feito isso, se você trabalha em uma superfície relacionada ao negócio, indústria, serviço de transporte e/ou fornecimento de refeições, informe o valor das vendas obtidas ao longo do ano;
  4. Caso você tenha ocupações de prestação de serviços de outra natureza, informe o valor recebido com a prestação de serviços ao longo do ano;
  5. Por termo, informe se teve ou não funcionários durante o ano;
  6. Depois de concluir o preenchimento da enunciação, o sistema vai perguntar se você quer imprimir. Basta confirmar e esperar o comprovante de entrega da sua enunciação.

Essa postagem foi útil para você?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.