Prêmio 40+ 2022 reconhece potencial de empresas de PG | Correio dos Campos
Prêmio 40+ 2022 reconhece potencial de empresas de PG
Ranking por setor produtivo empresarial foi definido a partir do Valor Adicionado do ICMS de cada empresa
por Assessoria
Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Ponta Grossa realizou a premiação “40+”, no auditório da sede regional Sicredi Campos Gerais, sendo revelado o ranking com as 40 empresas que se destacaram em 2021/2022 nos setores de Transacção, Serviços, Indústria com maior participação no PIB do município, muito porquê no recolhimento de receitas próprias, sendo o Valor Adicionado o principal indicativo na formação do Índice de Participação no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, muito porquê as empresas que mais arrecadam no Imposto Sobre Qualquer Natureza. Murado de 250 pessoas participaram da solenidade.
A prefeita Elizabeth Schmidt explica que o Prêmio 40+ cumpre um papel muito importante de prestigiar as empresas que mais contribuem para a geração de riqueza e desenvolvimento em Ponta Grossa. “Todas as empresas são de fundamental valor para o desenvolvimento da cidade. No entanto, temos porquê objetivo saudar as que mais se destacam, exaltando a valorosa participação destas organizações e criando um clima salubre de competitividade”, disse Elizabeth.
O secretário da Quinta, Cláudio Grokoviski, explica que Ponta Grossa está em 4º lugar no estado sendo o primeiro lugar do interno, ficando detrás somente de cidades da região metropolitana de Curitiba, porquê a própria capital, Araucária e São José dos Pinhais. O Valor Adicionado totalidade do Munícipio foi de 10,7 bilhões de 2020 para 12,5 bilhões em 2021, com desenvolvimento de 17,68% o que fez com que a projeção de transferência de ICMS para 2023 ficasse na moradia de R$ 244 milhões”, explicou.
A premiação não contou com um júri para a escolha das empresas, mas sim, os resultados delas próprias quanto ao Valor Adicionado do ICMS para o Município. O Valor Adicionado é calculado pela diferença entre as vendas brutas e o totalidade dos insumos ou produtos adquiridos de terceiros.
O secretário municipal de Indústria, Transacção e Qualificação Profissional, José Carlos Loureiro Neto, comenta que uma cidade possante quanto a arrecadação de ICMS, demonstra que tem as condições necessárias para receber novos investimentos. “Grandes empresas visam se instalar em cidades que atendam critérios de infraestrutura e qualidade de mão de obra. Estar em 4º lugar entre os 399 municípios demonstra o potencial de Ponta Grossa para futuros investimentos”, disse Loureiro.
Os 10 indicados em cada categoria receberam certificados e somente os três primeiros lugares receberam o Troféu 40+. Na categoria Transacção o grande prêmio foi para a empresa Tozetto e Cia Ltda, seguida pelo Grupo Irmãos Muffato em 2º lugar e o Condor Super Center Limitada em 3º. Na Indústria, a Tetra Pak Ltda faturou o 1º lugar, com a Cervejarias Kaiser Brasil S. A. em 2º e a Ambev S. A. na 3ª posição. No setor de Serviços, o 1º lugar ficou com o Expresso Princesa dos Campos S.A., a 2ª posição com a Transportadora Almeira de Marília Ltda e a 3ª com a Aranão Transportes Rodoviários Ltda. Já na categoria Recolhimento de ISSQN a campeã foi a Ponta Grossa Ambiental – Concessionária de Serviço Público S.A., seguida pela BTrans Informática Ltda em 2º e com a empresa Antonio Moro e Cia Ltda em 3º lugar.
Para o diretor-presidente do Expresso Princesa dos Campos, Gilson Barreto, 1º lugar na Categoria Serviços, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho da companhia, que contribui para o desenvolvimento do município. “Ficamos felizes com a conquista. A Princesa dos Campos tem um carinho enorme por Ponta Grossa, que abriga a nossa sede e de onde partem diversas rotas. Estamos muito contentes por saber que os nossos esforços colaboram para o desenvolvimento e a geração de políticas públicas na cidade”, afirma Barreto. No ano de 2018 a empresa também alcançou o 1° lugar na geração de valor adicionado em Serviços.
“Temos um compromisso evidente com o Brasil e, pautado pelos nossos valores, principalmente o Reverência e o Zelo, temos investido no desenvolvimento sustentável do nosso negócio e atuado com base em práticas ESG de maneira transversal em toda a companhia. A cervejaria de Ponta Grossa (PR) é uma unidade extremamente estratégica para nós, uma das maiores em volume totalidade de cerveja e a que mais produz marca a Heineken no país, incluindo na embalagem keg de 5l e a versão Heineken 0.0. A demanda pela versão 0.0 cresce continuamente, o que vai ao encontro do nosso compromisso de promover o consumo responsável garantindo opções de escolha para o consumidor, além de ser relevante para a arrecadação de ICMS para o Paraná. Seguimos comprometidos com o desenvolvimento de Ponta Grossa e confiantes no horizonte dessa cidade e da nossa presença no país. Agradecemos a Prefeitura pelo reconhecimento, que nos mostra que estamos no caminho perceptível”, disse Reinaldo Franco, diretor da Cervejaria de Ponta Grossa do Grupo Heineken, 2ª colocada na Categoria Indústria.
Fabiane Vieira, diretora administrativa do Grupo Philus, no qual a Ponta Grossa Ambiental (PGA) faz secção: “Nosso trabalho é movido pelo investimento e inovação, portanto, oriente prêmio tem grande significado para nós e mostra o quanto estamos alinhados entre nossos parceiros e colaboradores! Ponta Grossa está em desenvolvimento jacente e nosso maior orgulho é fazer secção disso”, destaca a diretora da empresa que ficou em 1º lugar no recolhimento de ISSQN no município.
Ainda receberam reconhecimento, neste ano, as empresas que contribuíram com investimentos na Assistência Social e na Inovação em Ponta Grossa.
Confira mais fotos do evento no link.