Protegidos de Janja – Jornal O Sul

(Foto: Izânio Ficanha/Divulgação)

Janja da Silva, a futura primeira-dama do Brasil, tem mandado muito nos grupos temáticos do Governo de Transição. Ela influenciou na escolha de funcionários e ex-colaboradores da Usina de Itaipu – onde trabalhou apadrinhada por Lula da Silva por anos – para integrarem percentagem remunerada dos grupos de transição no CCBB.

Regulação vem aí

O GT das Comunicações no CCBB vai priorizar um projeto de regulação da internet, uma promessa antiga de Lula da Silva e sonho do PT, que vai se tomando forma agora que ele volta todo-poderoso. Polêmico, o projeto é defendido com exaltação pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Ele cita a influência das fake news nas eleições.

Mais 3 milhões

A economia do Brasil segue dando sinais de retomada potente no pós-pandemia da Covid-19. Crescem os pequenos negócios brasileiros em 2022. Um levantamento do Sebrae, até setembro, mostra que a soma da franqueza de empreendimentos de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) chegou a respeito de 3 milhões de registros.

Fraude no e-commerce

Um dos setores alavancados pela pandemia de Covid-19 foi o e-commerce. Segundo a pesquisa Global Payments Report da Worldpay from FIS, as compras online ainda devem crescer 55,3% nos próximos três anos. No Brasil, a projeção esperada é de 18%. Mas nem tudo são flores, segundo levantamento da Signifyd: contas mais antigas, muitas vezes esquecidas por seus proprietários, são alvos de roubos de dados, logins e senhas. As fraudes provenientes de contas antigas aumentaram 200% ano a ano. Já em contas novas, cresceu somente 28% ano a ano.

(Com a colaboração de Walmor Parente, Carolina Freitas e Sara Moreira)