quais são as diferenças entre as categorias?

MEI, EI, SLU e LTDA são diferentes modelos de negócio e é importante conhecê-los antes de furar sua empresa! Saiba mais sobre cada um deles!

Saber a diferença entre MEI, EI, SLU e LTDA é necessário para quem pensa em furar uma empresa e se preocupa sobre porquê vai permanecer o quadro societário. Aliás, cada modalidade se enquadra num protótipo específico de negócio, com obrigações e vantagens personalizadas.

Por isso, preparamos esse cláusula que vai te explicar o que é cada uma delas e porquê escolher a melhor opção entre MEI, EI, SLU e LTDA para o seu negócio. Confira!

MEI – Microempreendedor Individual

Começando pelo MEI, ele é uma modalidade jurídica mais econômica e ideal para quem presta serviços e não pretende ter sócios. Isso porque o regime tem uma tributação fixa, através de um documento de arrecadação que une 8 impostos em somente um.

Porém, para ser MEI, o faturamento não pode ultrapassar R$81 milénio por ano e algumas atividades porquê, por exemplo, profissionais liberais, não podem participar dele.

EI – Empresa Individual

Ainda que muita gente confunda EI com MEI, eles são diferentes. Isso porque no caso de empresa individual as atividades exigem conhecimentos técnicos, por exemplo, médicos, advogados, arquitetos e contadores.

Outra diferença para o MEI é que o EI permite contratar um número indefinido de funcionários, enquanto o primeiro pode ter, no supremo, somente um. Por término, o EI permite faturamento supremo de R$360 milénio por ano.

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal

O que diferencia a SLU de outras duas modalidades citadas é que, neste caso, separa-se os ativos do empresário e do negócio. Em outras palavras, é uma forma de pessoa jurídica que não exige capital social mínimo e permite, por exemplo, que o responsável tenha mais de uma SLU.

Na prática, o SLU substituiu o EIRELE, modalidade que tinha porquê critério a sociedade inicial de, no mínimo, 100 salários mínimos.

LTDA – Sociedade Limitada

Por último, a sociedade limitada é a modalidade que permite um ou mais sócios, em que ambos fazem a previsão contratual dos percentuais de cada um na formação da empresa.

Porquê LTDA, entende-se que o patrimônio pessoal dos sócios não se compromete caso haja dívidas no negócio. Aliás, cada um responde pela segmento explicitada no contrato feito entre ambos.

MEI, EI, SLU e LTDA: qual é a melhor opção?

Não é provável declarar o melhor protótipo entre MEI, EI, SLU e LTDA. Isso porque cada um deles irá depender das necessidades do empreendedor.

Por isso, é importante compreender a natureza do seu negócio, as potencialidades, capital de giro, entre outros fatores, antes de se enquadrar em uma modalidade.

Imagem: marvent / Shutterstock.com

Essa postagem foi útil para você?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.