Sebrae/Paraná abre 200 vagas para pequenas empresas que buscam transformação do dedo

Estão abertas as inscrições para o programa Brasil Mais, que conecta Agentes Locais de Inovação (ALI) com micro e pequenas empresas que buscam a transformação do dedo para lucrar mercado. São 200 vagas abertas para o primeiro semestre de 2023, no Paraná. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no link https://cloud.cliente.sebrae.com.br/inscricaobrasilmais.
Conforme o coordenador estadual de tecnologia do Sebrae/PR, Vinicius Galindo de Mello, além de aumentar a produtividade e gerar transformação do dedo, as empresas que participam do programa também ganham um reembolso de até R$ 2 milénio para contratar qualquer tipo de solução do dedo.
No ano pretérito, 225 micro e pequenas empresas participaram desta ação de transformação do dedo e usufruíram de R$ 450 milénio em soluções digitais, aproximadamente. Dentre as mais utilizadas pelos donos de micro e pequenos negócios, estão as ferramentas de gestão de clientes, ou “CRMs”.
“A urgência das empresas se digitalizarem ficou nítida no período de pandemia. Seja para gestão, relacionamento com cliente, ou seja, para marketing do dedo”, destacou Galindo.
Ele explica que os agentes locais de inovação fazem um diagnóstico das empresas participantes e apresentam aos gestores soluções digitais para aumentar a competitividade e gerar negócios. Durante os seis meses de programa, os agentes também monitoram a implantação das ferramentas que auxiliam às micro e pequenas empresas a ser mais produtivas, inovadoras e, assim, aumentar o faturamento.
A arquiteta Juliana Schützemberger, de Curitiba, participou do programa no ano pretérito. Ela conta que, logo nos primeiros meses de trabalho percebeu a diferença na gestão da empresa, com a utilização das ferramentas de transformação do dedo.
“Comecei a ter tempo para focar nas outras necessidades da empresa e ter um planejamento para 2023. Consegui prospectar novos clientes, comecei a estruturar o trabalho para ter colaboradores trabalhando comigo”, compartilhou.
Antes das ferramentas digitais, Juliana organizava os processos da empresa em planilhas o que, segundo a própria arquiteta, gerava perda de tempo e ainda tirava o foco do que era realmente importante para o escritório, porquê a prospecção de clientes e a procura de novos colaboradores.
“Mergulhei fundo no processo. Iniciei a jornada seguindo as orientações do diagnóstico, pesquisei quais softwares poderiam me ajudar na gestão administrativa e encontrei alguns específicos para minha extensão. Estudei todos e iniciei a implantação. Posteriormente, o processo de ressarcimento foi extremamente simples de seguir. Fiz exatamente porquê explicado e, em pouco tempo, estava com o valor na conta da empresa”, acrescentou.
Além das vagas abertas para os seis primeiros meses do ano, em julho o Sebrae/PR vai perfurar outra turma, com mais 200 vagas disponíveis. Serão 400 vagas abertas para o Paraná em 2023. Em todo o Brasil, a previsão é que 11 milénio empresas sejam beneficiadas com o programa de transformação do dedo.
Dados recentes divulgados pela Instalação Getúlio Vargas (FGV), mostram que, das 19,5 milhões das micro e pequenas empresas brasileiras, aproximadamente 5,3 milhões ainda não entraram para o mercado do dedo, não usam redes sociais, sites ou aplicativos para vendas.
Brasil Mais
O programa Brasil Mais é uma iniciativa do Ministério da Economia em parceria com a Sucursal Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Vernáculo de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sebrae.