Veja o calendário de pagamento de benefícios do INSS para 2023 – Jornal Contábil
O INSS (Instituto Pátrio do Seguro Social) divulgou o calendário de pagamento de 2023 para aposentadorias, pensão e auxílio-doença. Segundo a autonomia, o pagamento referente a janeiro, para quem recebe um salário mínimo, terá início no dia 25 e segue até 7 de fevereiro.
As datas de pagamento devem ser seguidas de congraçamento com o número final do mercê de cada segurado, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Já quem recebe supra de um salário, o pagamento começa a ser liberado a partir do dia 1º de fevereiro de 2023.
Leia Também: Microempreendedor individual também tem recta a benefícios do INSS
Os segurados já receberão os valores reajustados conforme o piso vernáculo. Embora ainda não tenha sido definido qual será o valor solene do salário mínimo, existe uma previsão, de congraçamento com o coordenador do núcleo de Orçamento da equipe de transição de governo Lula, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), o reajuste deve ser de R$ 1.320.
Atualmente, mais de 37 milhões de pessoas têm recta a benefícios concedidos pelo o INSS no país.
O calendário de pagamento do INSS é dividido em dois grupos, primeiro receberá quem tem recta a 1 salário mínimo e depois aqueles que ganham supra do piso vernáculo.
Leia Também: Quantos funcionários pode contratar um microempreendedor?
Calendário de pagamentos do INSS 2023
O calendário na verdade já é uma programação das datas de 2023 que o INSS irá realizar o pagamento aos seus segurados. Desta forma, eles já ficarão sabendo em que dia o valor será depositado.
O calendário é definido conforme o valor do mercê a ser pago, assim uma vez que o número do cartão do mercê do INSS, levando em conta o último número antes do dígito verificador. Exemplo: número do cartão 012.345.678-9, neste caso, o número final será o 8 que é o último número antes do dígito verificador (número posteriormente o traço).
Confira as datas de pagamento para 2023
